quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Governo Investirá na Recuperação de Açudes

Governo Investirá na Recuperação de Açudes



De acordo com o presidente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), o engenheiro civil e mestre em Recursos Hídricos, Francisco José Teixeira, o Ceará conta hoje com 71 açudes estaduais e outros 60 federais. O Governo do Estado está investindo R$ 11 milhões na recuperação de sete deles.


No município de Chaval, o vertedouro do Itaúna está sendo reparado; em Coreaú, o serviço está sendo feito no sangradouro do Angicos; as barragens do Jaburu I, em Ubajara, do Flor do Campo, em Novo Oriente; do Cipoada, em Morada Nova; e o Sousa, em Canindé, passam por obras de restauração.


Menor porte

Quanto às obras de menor porte e o diagnóstico dos escritórios regionais espalhados pelas bacias hidrográficas do Estado, Teixeira diz que cada equipe conta com autonomia no gerenciamento de suas áreas.


Porém, no caso dos açudes ainda controlados pelo Dnocs, como o Arrojado Lisboa, em Banabuiú, e o Cedro, em Quixadá, competem ao órgão federal a adoção das providências de manutenção. As barragens municipais e particulares devem ser recuperadas com recursos próprios ou por meio de convênios. "Nesses casos a Cogerh presta assistência técnica gratuita", completou.


Açudes particulares

A equipe de Quixeramobim deve iniciar na próxima semana os trabalhos técnicos de inspeção nos açudes particulares e barreiros, como são conhecidos os pequenos reservatórios. Muitos deles foram construídos nas montantes das grandes represas.


No ano passado a maioria rompeu elevando rapidamente o nível da água nos açudes de maior porte. Outros tiveram a estrutura comprometida. "Além das avaliações técnicas, a Defesa Civil do Estado e as prefeituras serão alertadas em caso de risco", acrescentou a gerente regional da Cogerh, Telma de Almeida Pontes.


Bacias hidrográficas


O Estado do Ceará está dividido em oito bacias hidrográficas: a Metropolitana; a Bacia do Parnaíba; a Bacia do Médio e Baixo Jaguaribe; a Bacia do Curu e Litoral; do Coreaú e Acaraú, do Salgado, do Alto Jaguaribe e, ainda, do Banabuiú. Em cada uma delas a Cogerh mantém um escritório técnico.


Ainda de acordo com a gerente regional, a missão da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos, "é gerenciar os recursos hídricos de domínio do Estado do Ceará e da União, por delegação, de forma integrada, descentralizada e participativa, incentivando o uso racional, social e sustentado, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população".


postado por FAGNER CRUZ


FONTE: Diário do Nordeste (Alex Pimentel)

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta postagem? Opine e deixe sua mensagem...
Utilize este espaço de forma respeitosa. Serão descartados os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei.