terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Primeiro Dia

No Retorno de Suas Atividades, AL Recebe Pedidos de Emancipações


Domingos Filho é um defensor da criação de novos municípios. A Lei que permite a criação de novos municípios ainda suscita questionamentos sobre sua constitucionalidade.



O retorno das atividades na Assembleia Legislativa já  inicia com quatro pedidos de emancipação que foram entregues ontem (01), no legislativo estadual. Os documentos exigidos pela Lei que trata de criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios, de autoria do presidente da Casa, deputado Domingos Filho (PMDB), foram protocolados junto à presidência da Assembleia.


Os quatro distritos que pretendem se emancipar são: Mundaú, pertencente ao Município de Trairi; Pecém, distrito de São Gonçalo do Amarante, José de Alencar, localizado no Município de Iguatu e Várzea dos Espinhos, pertencente ao Município Guaraciaba do Norte, na Serra da Ibiapaba.


Domingos Filho já havia informado que uma das prioridades deste ano na Assembleia, seria a emancipação dos distritos, afirmando que muitos já estão se articulando para darem início ao processo de emancipação.


Por enquanto só o pedido de emancipação deu entrada na Casa, a partir desse momento, o pedido irá percorrer um longo trâmite que poderá resultar ou não na criação de novos municípios. Os pedidos vieram acompanhados de um abaixoassinado, que deve conter, no mínimo, 100 assinaturas de eleitores domiciliados na área territorial a ser emancipada, além do mapa do distrito.


Trâmite


Após o requerimento de emancipação ser entregue à Mesa Diretora da Assembleia, será realizado um estudo de viabilidade municipal juntamente com o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e as secretarias do Estado, para checar se os distritos atendem as exigências definidas pela Lei que o Legislativo cearense aprovou no ano passado.



postado por FAGNER CRUZ


FONTE: Diário do Nordeste

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta postagem? Opine e deixe sua mensagem...
Utilize este espaço de forma respeitosa. Serão descartados os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei.