domingo, 28 de março de 2010

Cenários da Terra 34: O Educandário

Cenários da Terra:


O Educandário







[caption id="attachment_6697" align="aligncenter" width="400" caption="Clique sobre a Imagem para SALVAR em seu Computador"]Clique sobre a Imagem para SALVAR em seu Computador[/caption]





Descrição: O atual Educandário foi a primeira Igreja de Parazinho. Dotada de uma forma única na região, vista do alto lembra bastante uma cruz, símbolo do cristianismo. A capela marca as origens do distrito que iniciou devido a aglomeração de pessoas que vinha morar próximos da Excelsia Mãe, ou como paga de milagres alcançados pela Santa de quem eram devotos. A mesmo foi construída, rusticamente, exatamente no local de encontro dos naufragos com o caçador que os salvara, passando por diversas reformas e ampliações até alcançar sua forma original em 1916.


A igrejinha é considerada o marco-zero da vila.  Desde sua “Desconsagração” quando fora desativada em 1943, que ocorreu devido a entrega da nova e maior Capela (Santuário de N.S. do Livramento). Ela passou a ser utilizada como escola e dormitório, durante os festejos religiosos, tanto para músicos da Banda Municipal como para fiés.


Recetemente, em 18/01/2009, a mesma voltou à ativa temporariamente em razão da reforma interna do Santuário.


Hoje a casa abriga a Secretaria da Área Missionária e uma ala com acervo de vários objetos antigos: "milagres" esculpidos em madeira, mechas de cabelos, fotos antigas, fitas, sandálias, vestimentas religiosas, tudo fruto de fiés oriundos de diversas partes do Brasil. (Foto: Fagner Cruz/Parazinet)


postado por FAGNER CRUZ
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta postagem? Opine e deixe sua mensagem...
Utilize este espaço de forma respeitosa. Serão descartados os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei.