domingo, 30 de maio de 2010

Jabulani: A Bola da Discórdia

Jabulani: A Bola da Discórdia


http://www.warlockgraphics.com/gallery/images/20091216164936_jabulani.jpg



Definitivamente, a Jabulani não caiu no gosto dos goleiros que disputarão a Copa do Mundo. A bola oficial da competição, que já havia sofrido críticas de jogadores de algumas seleções, agora foi alvo do brasileiro Julio Cesar, considerado um dos melhores de sua posição no planeta na atualidade.


http://i.dailymail.co.uk/i/pix/2010/05/28/article-0-014E37BD0000044D-566_468x330.jpg


“É horrível, horrorosa”, disparou o goleiro titular da seleção, em entrevista coletiva nesta sexta-feira em Johanesburgo, onde a equipe se prepara para a Copa. “Parece aquelas bolas que a gente compra no supermercado”, completou.


Antes de Julio Cesar, outros goleiros já criticaram a Jabulani, com argumentos semelhantes contra a leveza do modelo desenvolvido pela Adidas para o Mundial sul-africano.


No entanto, o titular brasileiro fez questão de evitar que sua crítica à bola soasse como um movimento de sua posição para a Copa. Julio Cesar diz entender que o futebol se desenvolva a favor dos gols, e não dos goleiros.


“Todo mundo quer ver gol. Aí, é a bola que muda, ficam dois ou três no lado da barreira nas cobranças de falta. O goleiro não leva vantagem em nada. Antigamente podia até atrasar a bola para o goleiro, hoje não pode mais. Mas ninguém mandou a gente escolher essa profissão”, disse o jogador de Internazionale, com descontração.



Claudio Bravo, goleiro do Chile


Depois de Julio César, da seleção brasileira, foi a vez de o goleiro do Chile, Claudio Bravo, criticar a bola oficial da Copa do Mundo da África do Sul, a Jabulani. Para Bravo a bola parece com a de futebol de praia.


- É uma bola especial, feita para complicar a vida dos goleiros, para que cometam mais erros e saiam mais gols. É uma bola muito complicada, muito rápida, difícil de pegar. É parecida com a do futebol de praia. Corre mais que uma bola normal e tem uma textura especial que com água fica impossível de agarrar. São essas coisas que complicam ainda mais a vida do goleiro. É difícil calcular sua trajetória, é uma bola imprevisível - disse Bravo.




https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiEbxH-u5bC9s8F9iKKyJd9fXHUjxmAG1ygZGr8XZbOonydmsqAb_yXToMBOktfVMNvhoS8hj5Hk9JsL-anI3gpKgeqqkT66T5W8NxAfqJi1j0zZOB_vJS_VigOg3YavmslDNEkcD1GJa8/s400/Casillas.jpg


O titular da seleção espanhola, o goleiro Casillas se juntou ao brasileiro Julio Cesar nas críticas à Jabulani, bola que será utilizada durante o Mundial da África do Sul.

- Às vezes, é um pouco triste que uma competição tão grande como um Mundial tenha um elemento tão importante como a bola com essas péssimas condições - afirmou neste sábado, após a vitória por 3 a 2 sobre a Arábia Saudita.


As principais reclamações dizem respeito ao peso da Jabulani, mais leve do que as bolas normalmente utilizadas. Para Casillas, será um problema que afetará não apenas os goleiros:

- Não são só os goleiros que reclamam, mas também os jogadores de linha. É normal que se fale muito da bola agora porque ela é nova e estamos perto de um Mundial. Mas todos estão reclamando.



Jabulani, que em zulu quer dizer "celebração", além de arisca, tem nada menos que onze cores, o mesmo número de jogadores em campo.


postado por FAGNER CRUZ

FONTE: LancePress/GloboEsporte

FOTOS: AP
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta postagem? Opine e deixe sua mensagem...
Utilize este espaço de forma respeitosa. Serão descartados os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei.