terça-feira, 13 de julho de 2010

Santa Casa de Sobral é Destaque no DN

Santa Casa de Sobral é Destaque no DN


http://rapidosobralense.com.br/img/Sobral/santa_casa_de_sobral.jpg



Os indicadores dos procedimentos realizados pela Santa Casa de Misericórdia de Sobral no ano passado, quando comparado a outros hospitais filantrópicos do Estado e com os que realizam os mesmos tipos de atendimento como internações, consultas ambulatoriais, atendimentos de emergências e cirurgias, mostra que, apesar das dificuldades, esta unidade hospitalar tem procurado oferecer um serviço que procura atender à demanda da região Norte.


Inaugurada há 85 anos, o hospital tem sido referência na rede hospitalar cearense. A Santa Casa atende a pacientes de 61 municípios. Conta, atualmente, com cerca de 190 médicos no seu quadro de atendimento. O ambulatório do hospital em 2009 atendeu 79.405 pessoas, uma média de 6,5 mil pacientes por mês. No total, 92% desses atendimentos foram financiados pelo Sistema Único de Saúde e, segundo a Comissão Nacional das Filantrópicas, as tabelas do SUS estão hoje defasadas em torno de 40%.


Essa Unidade hospitalar oferece um atendimento a uma população estimada em 1,5 milhões de habitantes, que necessita de aproximadamente 4.548 leitos, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Mas a Santa Casa só dispõe 2.192, ou seja, apenas 48% do que é preconizado pela OMS. Ao contrário do Cariri, onde a população soma 922.929 e se dispõe de 2.808 leitos, 1% a mais de sua necessidade, que é de 2.755.


Um dos maiores entraves enfrentados pela Santa Casa é sanar as dívidas com os fornecedores. Para o neurocirurgião João Martins, a Santa Casa de Sobral tem lançado mecanismos de gestão cada vez mais profissional, implementando várias ações dentro do hospital para melhorar e otimizar os custos.


postado por FAGNER CRUZ

FONTE:  Diário do Nordeste

3 comentários:

  1. Em se tratando de saúde pública, nada se pode elogiar neste país, principalmente no estado do Ceará

    ResponderExcluir
  2. Os Senadores da oposição derrubaram a CPMF para prejudicar o Governo Lula, mas prejudicaram mesmo foi o povo que precisa da Saúde Pública, especialmente os mais pobres. Agora estão vendo o mal que fizeram ao povo.

    ResponderExcluir
  3. Só que tenho que falar que essa unidade cobra por cirurgias e exames fora a contribuição alta que se tem que pagar.

    ResponderExcluir

O que você achou desta postagem? Opine e deixe sua mensagem...
Utilize este espaço de forma respeitosa. Serão descartados os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei.