quarta-feira, 28 de julho de 2010

Você é a Favor da "Lei das Palmadas"?

Você é a Favor da "Lei das Palmadas"?


http://mardehistorias.files.wordpress.com/2009/08/palmadas.jpg



Está em discussão no Brasil o projeto de lei que proíbe castigar fisicamente as crianças, mesmo que seja com uma palmadinha. Em pesquisa de âmbito nacional sobre esse assunto, o Datafolha concluiu que 54% das pessoas ouvidas são contrárias à aprovação do projeto; 36% são a favor; 6% são indiferentes e 4% não sabem opinar.


Está, pois, aberta a discussão em torno do projeto, que pode virar a Lei das Palmadas. Na verdade, ninguém é a favor da agressão física, pois, como dizem pais que dão palmadas, “isso dói mais em mim do que em você”.


Especialistas apresentam suas opiniões sobre o assunto. Para Ângela Soligo, professora da Unicamp especialista em psicologia educacional, “a palmada não ensina nenhum princípio, nenhuma ética. Ensina a obedecer pelo medo.” Ângela aconselha os pais a conversarem, explicando qual é o sentido daquilo que não se pode fazer, em vez de tentarem educar os filhos com palmadas.


Lino de Macedo, do Instituto de Psicologia da USP, especialista em Educação, salienta que a lei quer “regular a intimidade da casa, da relação pai e filho”. E acrescenta que “o Brasil é o país das leis. (...) Se não se dão alternativas, quem só conhece a palmada vai continuar batendo.” O importante é o pai argumentar: dar bronca seguida de explicação, para que o filho aprenda as regras de convívio, pouco a pouco. Isso fará a criança entender que é preciso respeitar as Leis.


Sabemos que algumas crianças têm sido brutalmente agredidas no lar e muitas vezes em instituições nas quais deveriam receber carinho e proteção. Esses são, sem dúvida, os focos da Lei. Mas, generalizando e simplificando, de grande surra para palmadinha, o assunto tomou outra conotação: ingerência do governo em assuntos da família.


Será que, se esse projeto virar mesmo lei, será respeitado de fato? Todos sabemos que muitas leis aprovadas e promulgadas ficaram só no papel. São letras mortas, como dizem. Getúlio Vargas, quando presidente da República, foi alertado sobre o fato de que já existia uma Lei regulando um tema a respeito do qual ele queria publicar um decreto. Vargas, então, retrucou: “A Lei, ora a Lei!” Presidente Lula já levou algumas multas por não obedecer à Lei Eleitoral. Por certo lembrou-se de seu companheiro de outrora...


Com a Lei Maria da Penha em vigor, já há algum tempo, não cessaram as brutalidades contra as mulheres. Apesar de muitos avanços, fica a impressão de que essa Lei ainda não está sendo respeitada. Mulheres, ainda que encorajadas a denunciar, buscando a proteção da Lei, continuam apanhando e morrendo. A julgar pelo que aconteceu com a Lei Maria da Penha, a verdade é que, com Lei ou sem Lei, as crianças continuarão a levar umas palmadinhas.



E você? É a favor ou contra da já conhecida "Lei das Palmadas"?


Vote na enquete abaixo (ou na coluna do Blog)


[polldaddy poll=3538955]



postado por FAGNER CRUZ

FONTE: JM Online

10 comentários:

  1. A mídia so mostra as opiniòes da classe A, idiotas, a gigantesca massa (e que mais necessita ser ouvida) fica de fora, como sempre, no progra da ana maria braga, ouvi a dainela mercury falar que repudiava a palmada, e que nunca a usou, como a maioria dos ricos eles só veem suas crias quando já estão limpas, alimentada e deveras com sono, moleza!!!!...o bom senso diz que esta lei não vai pegar...

    ResponderExcluir
  2. Porrada
    Agredir crianças é torpeza indesculpável em qualquer circunstância. A defesa da infame “palmadinha” reproduz a tolerância popular com os abusos cotidianos praticados por autoridades públicas. Afinal, tem gente que “merece” levar uma surra dos policiais.
    Qual seria o equivalente adulto da hostilidade educativa? Que tal desferir um tapa na cara de todo motorista que burla regras de trânsito? Ou apertar as banhas de quem joga lixo na rua com uma chave inglesa? E não é bom também dar umas cintadas na mulher, para ensiná-la a se comportar?
    O lamentável disso tudo é que o demente, quando se torna pai, desconta as violências da própria infância em seres inocentes e indefesos, que não podem responder à altura. Na hora de encarar gente do seu tamanho, o machão afina.

    ResponderExcluir
  3. Não sou a favor das surras, mas também não sou a favor dos pais deixarem os filhos fazer o que quiserem.
    Os pais tem que ensinar os filhos respeitarem as pessoas nas suas diferenças e a saberem reconhecer so seus limites,até onde podem ir ou não.
    Acredito que uma boa conversa é mais que suficeinte e eficiente quando acompanhada do"exemplo" (a parte mais difícil).

    ResponderExcluir
  4. Uma coisa é espancar, outra muito diferente é dar uma palmada vez ou outra.
    Concordo plenamente com a opinião do luiz, os ricos opinam e opinam, mas na verdade quem cuida de seus filhos - e passam trabalho - são a babá ou as escolas de educação infantil.
    A realidade brasileira é a mãe trabalhar para sustentar os filhos, algumas casadas, outras separadas. Precisam cuidar dos filhos, da casa, do marido, do trabalho, não é fácil... e pior, tudo no mundo auxilia para desviar os filhos e o que nos resta? O crime, a droga, a violência, tudo está presente, temos que impor respeito e sabemos que NA REALIDADE, nem sempre se resolve só conversando, vez ou outra é necessário uma palmada.
    Hoje vemos nas escolas adolecentes mandando nos professores, e a diminuição de pessoas nos cursos de licenciatura, ninguém mais quer ser professor.

    Acredito que se essa lei realmente vingar, a sociedade vai virar num caos total e aos pais vai restar ver seus filhos presos ou mortos, senão pela polícia, pelos bandido.

    ResponderExcluir
  5. Quem é a favor da palmada, lógico, é a favor da violência física, ou seja é uma pessoa violenta, digo ainda mais, é um brasileiro deseducado como milhões. A lei em vigor será uma guinada positiva assim como é a Maria da Penha, portanto dentro de uma sociedade violenta como a brasileira nenhuma lei irá erradicar o motivo de sua criação, claro não tem educação, nem uma cultura de paz ativa. O que as famílias conservadoras querem é poderem realmente continuarem fazendo de suas crianças, saco de pancadas, por não fazerem o que o adulto violento quer, aliás a criança é o ser que menos vive o que gosta, ou seja, tem que fazer o que o adulto violento gosta. Pra quem não sabe o Estatuto da Criança e do Adolescente caracteriza crime, além da agressão física, qualquer palavra depreciativa contra um desses infantes, qualquer rótulo negativo dado a qualquer um deles etc... É incrível como a própria mídia não conhece a fundo este Estatuto que foi criado em 1990, dia desses fiquei triste ao ouvir a Ana Maria Braga comentar sobre o adolescente do caso do goleiro Bruno, dizendo (o menor é protegido pelo Código do Menor), absurdo, o tal código deixou de existir na década de 80, além da triste palavra (menor), ter sido substituida pelas palavras (criança ou adolescente). Por fim deixo aqui o meu repúdio à prática de violência doméstica e aviso, enquanto sepraticar a palmada e não a orientação ou o diálogo com noções de limites, a violência continuará sendo reproduzida, crianças e mães continuarão sendo agredidas.....A população deu sua maior prova de que é viollentíssima e deseducada quando votou contra a lei que proibia a confecção de armas de fogo no último plebiscito, querendo dizer que continuará cometendo assassinatos, assim como os bandidos, isso provou, assim como prova a rejeição à lei da palmada, que vivemos numa enorme cegueira.

    ResponderExcluir
  6. Retificação: no comentário sobre a Lei da Palmada, a frase (confecção de arma de fogo) substitui-se confecção por comercialização.

    ResponderExcluir
  7. Eu sou a favor da lei .. os pais n~devem bater em seus filhos e quando batem acaba sempre gerando mais e mais violencia não é por que ele é seu filho que vai presisar apanhar o melhor de tudo ele vai aprrender de um modo certo e não batendo nele por que ele ira aprrender por medo de apanhar não é bem assim se colocou um filho no mundo tem que ter paciencia ...

    ResponderExcluir
  8. [...] enquete pergutamos aos internautas: “Você é a Favor do Projeto de Lei que Prevê a Proibição de Palmadas Aplicadas em Crianças e Ado...“. Do total de quase 150 votos, 110 cliques (74%) indicaram votos contra a lei que proíbe [...]

    ResponderExcluir
  9. Eu sou a favor da lei que proibe a palmada, pois muitos pais vivem estressados com a rotina imposta no seu dia -a dia- e quando chegam em casa sem paciêcia acaba despejam seu mau humor em seus filhos, é verdade que educar é uma tarefa ardua, mas foi vocês que escolheram ser pais! Então tenham calma, respire fundo entenda que a criança esta em momento de aprandizado, elas tem que ser ensinadas a diferenciar o que é certo do que é errado a pancada só vai fazer elas reproduzirem isso com os coleguinhas da escola, com os irmãos e até mesmo com você, pensem bem antes de baterem em seus filhos por que violêcia só leva a mais violência!!!

    ResponderExcluir
  10. Se quer minha opinião sobre palmadas, acho que não precisamos delas pra educar nossos filhos e acho sim que elas podem acabar traumatizando e deseducando nossas crianças, entre outros tantos pontos contra.

    ResponderExcluir

O que você achou desta postagem? Opine e deixe sua mensagem...
Utilize este espaço de forma respeitosa. Serão descartados os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei.