terça-feira, 31 de agosto de 2010

Mineiros Presos em Mina no Chile Sofrem com Abalos Emocionais

Mineiros Presos em Mina no Chile: "Vamos Lutar Até o Fim"


[caption id="" align="aligncenter" width="400" caption="Doze dos 33 homens apareceram no vídeo e cada um falou durante 30 segundos; calor é de 40ºC dentro da mina FOTO: REUTERS"]http://diariodonordeste.globo.com/imagem.asp?Imagem=450703[/caption]

San José. Em claro sinal de abalo emocional, os mineiros isolados há mais de três semanas no Chile gravaram um novo vídeo agradecendo às famílias pelo apoio e afirmando, em prantos, que “vão lutar até o fim”. No último domingo, eles falaram com os seus familiares pela primeira vez por telefone.

Sem camisa por causa do calor de 40ºC no interior da mina de San José, em Copiapó, alguns dos 33 trabalhadores mostraram o peso das semanas longe de seus entes queridos ao caírem em lágrimas quando mandavam mensagens.

“Estou enviando minhas saudações para Angélica. Eu te amo tanto, querida”, disse Osman Araya, 30, pouco antesde começar a chorar. “Diga à minha mãe que eu amo muito todos vocês. Nunca vou deixá-los, vou lutar até fim para estar com vocês”, concluiu.

Apesar da forte emoção, a maior parte do grupo segue animada e busca expressar gratidão às famílias e às equipes de resgate pelo apoio que têm recebido por meio de notas escritas à mão. Eles também recebem água, remédios, alimentos e outros ítens por meio dos canais de ligação entre a superfície.

Ainda no vídeo, um dos mineiros explica aos familiares de Ariel Ticona, 28, que ele não quis aparecer em frente à câmera -aparentemente por timidez-, mas que mandava seu carinho e amor para eles e que, de acordo com o interlocutor, estava “super feliz e super, super, super bem!”.

Diferentemente da primeira gravação de 45 minutos divulgada na semana passada, o vídeo feito pelos mineiros na noite de ontem mostra pouco de seus arredores. A intenção principal foi a de um “cartão-postal em imagens” para seus familiares, em que 12 dos 33 mineiros falam por 30 segundos.

Ontem, os engenheiros começaram a perfurar o túnel para resgatar os trabalhadores. A máquina gigante Strata 950irá perfurar um túnel de 33 centímetros de diâmetro que posteriormente será ampliado por uma furadeira especial. O processo não deve ser concluído antes do Natal. Quando o túnel tiver sido alargado para 60 centímetros, será grande o suficiente para levar até o abrigo uma cápsula de resgate que vai içar um mineiro por vez.

Trabalho

Os homens vão precisar de mais do que disposição para viver até aguardar o resgate. Eles também terão que remover centenas de toneladas de pedras que devem cair enquanto o duto estiver sendo aberto.

O alargamento do túnel vai precipitar pedaços de rocha até o local onde os mineiros estão presos. Se os resíduos não forem retirados, podem bloquear a passagem.

Para a remoção das 3 a 4 mil toneladas de pedras, cerca de seis mineiros terão que se revezar durante as 24 horas do dia. Eles contam com carrinhos de mão e aspiradores industriais para a tarefa.

Nos próximos dias, os trabalhadores vão receber objetos de uso pessoal, como xampu, toalhas e camas desmontáveis, e outros para aplacar o tédio e afastar a depressão,como consoles de videogame, projetores de filmes e aparelhos de MP3.


postado por FAGNER CRUZ

FONTE: DN

Um comentário:

  1. gente eu quero saber, porque faz tanto calor no interior da mina?

    ResponderExcluir

O que você achou desta postagem? Opine e deixe sua mensagem...
Utilize este espaço de forma respeitosa. Serão descartados os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei.