sexta-feira, 10 de setembro de 2010

CE Convoca 3mil Professores

Os Aprovados no Concurso Público vão Lecionar, Prioritariamente no Ensino Médio



A rede pública estadual de ensino receberá reforço ainda neste ano. O governador Cid Gomes assinou a nomeação dos 3.088 professores concursados. A posse coletiva dos profissionais está marcada para o próximo dia 20 e o início do exercício em cada escola será no dia 1º de outubro próximo, na antevéspera das eleições para cargos majoritários (presidente da República e governador) e proporcionais (dois senadores, deputados federais e estaduais).


O concurso público, realizado em quatro etapas, teve início em outubro de 2009e concluído em março deste ano. De acordo com a coordenadora de Gestão de Pessoal da Secretaria da Educação do Estado (Seduc), Maria Emília Silva Vieira, os concursados vão atender, prioritariamente, o Ensino Médio, uma vez que, segundo ela, tem carência de professores.


Coordenado pela Seduc e pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), o concurso vai preencher cerca de 70% das vagas que estão abertas nas escolas públicas estaduais. "Esse pessoal que vai entrar substituirá os professores que estão se aposentando e vão assegurar a abertura de novas turmas do Ensino Médio", garantiu Maria Emília.


Publicação


A nomeação dos novos professores será publicada no Diário Oficial do Estado do próximo dia 13, conforme a assessoria de imprensa do Governo.


Segundo a coordenadora de Gestão de Pessoas da Seduc, o concurso cumpriu todas as etapas previstas no edital de convocação. Em cinco meses, foram realizadas provas escrita e prática, programa de capacitação profissional e exames de títulos.


Na primeira etapa, os candidatos responderam 60 questões objetivas de múltipla escolha. A segunda fase permitiu, aos inscritos, uma mostra da atuação de cada um durante aula ministrada na disciplina em que o candidato estava concorrendo. Na terceira, houve um programa de capacitação profissional com carga horária de 180 horas/aula. A quarta e última fase abrangeu o exame de títulos. Para assumir o cargo de professor, o candidato ao cargo deveria ter grau superior em nível de licenciatura plena.


A rede estadual é responsável pelo atendimento de 540 mil alunos em 642 escolas. Conforme acompanhamento da Seduc, a matrícula no Ensino Médio corresponde a 382 mil estudantes. Nesse nível de ensino, o currículo abrange as seguintes disciplinas: História; Geografia; Filosofia; Sociologia; Matemática; Física; Biologia; Química; Língua Inglesa; Língua Espanhola; Língua Portuguesa; Artes e Educação Física.


postado por FAGNER CRUZ

FONTE: DN
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta postagem? Opine e deixe sua mensagem...
Utilize este espaço de forma respeitosa. Serão descartados os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei.