Uso da Voz do Lula Causa Briga no PI

Ao telefone, uma gravação diz que há "uma mensagem do presidente Lula pra você". Começa a voz do presidente, em elogios ao senador João Vicente Claudino (PTB) em Teresina - PI.
A campanha de telemarketing de Claudino, candidato ao governo, incomodou a coligação do rival Wilson Martins (PSB), que pediu ao TRE liminar contra o que considera "propaganda eleitoral irregular". Para a coligação "Para o Piauí Seguir Mudando", formada por PSB, PT, PMDB e outros partidos, usar a voz do presidente é contrária à lei eleitoral, já que o PTB apoia a oposição na esfera nacional.
A estratégia, segundo a coligação, pode fazer o eleitor ficar com dúvidas sobre qual candidato é apoiado pela "maior figura nacional e de maior representatividade do PT". A ação inclui declaração do presidente do diretório nacional, José Eduardo Dutra, negando que o presidente tenha gravado mensagem em apoio a Claudino. Em e-mail diz: "Se estiver rolando alguma coisa por ahi, pode ter certeza que eh falsa".
A campanha de Claudino reconhece o uso e diz que não está em desacordo com a lei. Para o advogado da coligação "Por um Piauí Novo", Charles Max, a legislação permite apoios distintos aos que se realizam no âmbito nacional. O uso do telemarketing também é permitido, diz, e o eleitor não é induzido ao erro, porque a gravação deixa clara que é do PTB.
postado por FAGNER CRUZ
FONTE: DN
