terça-feira, 2 de novembro de 2010

Estado Decreta Situação de Emergência em Granja e 78 Municípios Cearenses

Decretada Situação de Emergência em Granja e em mais 78 Municípios Cearenses


http://parazinet.files.wordpress.com/2010/11/secaverde.jpg?w=300



A presença do "CEl nino" é citada no decreto do Governo do Estado como responsável pela irregularidade na distribuição das chuvas no território cearense. O problema central é a escassez de água, causando dificuldades no abastecimento dos municípios.
Setenta e nove municípios cearenses tiveram situação de emergência decretada pelo Governo do Estado por conta da estiagem que afeta suas áreas. No documento publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) datado da última sexta-feira, 29 de outubro, é citada a influência do fenômeno “El nino” causando irregularidade significativa na quantidade e na distribuição temporal e espacial das chuvas no território do Estado do Ceará.


Como consequência é apontado sério comprometimento no armazenamento de água. No texto é destacado os problemas causados no abastecimento para o consumo humano e animal, que vem ocasionando a perda de safra em diversas localidades, contribuindo para intensificar dificuldades econômicas, a exemplo do desemprego e a pobreza, rendendo ensejo a conflitos sociais e gerando migrações.


Identificado como decreto 30.349, o documento tem validade de 90 dias, podendo ser prorrogado até completar 180. O Comandante do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil do Estado, coronel João Vasconcelos, reforça a situação de muitos municípios que apelam por carros-pipa para atender suas populações.


De acordo com ele, já foi solicitada ao Governo Federal, e está sendo aguardada, a liberação de uma verba (valor não divulgado) que será destinada aos municípios para amenizar a situação.


Vasconcelos lembra que o Ceará conta com um bom número de cisternas construídas nas comunidades rurais e uma estrutura hídrica que logo estará interligada para atender essas situações de estiagem.



MUNICÍPIOS
Acarape, Acaraú, Alcântaras, Altaneira, Amontada, Apuiarés, Aracoiaba, Ararendá, Aratuba, Aurora, Baturité, Barroquinha, Baixio, Bela Cruz, Cariré, Cariri-Açu, Cariús, Carnaubal, Cedro, Chaval, Chorozinho, Crato, Croatá, Ererê, Farias Brito, Fortim, Frecheirinha, General Sampaio, Graça, Granja, Granjeiro, Groaíras, Icó, Iguatu, Ipaporanga, Ipaumirim, Ipu, Ipueiras, Itapipoca, Itarema, Jati, Maranguape, Marco, Martinópole, Massapê, Meruoca, Miraíma, Missão Velha, M. Tabosa, Moraújo, Mulungu, Nova Russas, Novo Oriente, Orós, Pacajus, Palmácia, Paracuru, Parambu, Penaforte, Pereiro, Pindoretama, Poranga, Potengi, Quixelô, Quireré, Redenção, S. do Acaraú, São Luis do Curu, Senador Pompeu, Senador Sá, Sobral, Solonópole, Tarrafas, Trairi, Umari, Uruburetama, Uruoca, Varjota e Viçosa



postado por FAGNER CRUZ

FONTE: O Povo Online

Um comentário:

  1. Com tantos municípios em situação de estiagem cabe a nós parazinhenses elevar as mãos aos céus e agradecer a Deus por termos uma riqueza imensa que é o nosso açude .
    Mas será que estamos sabendo aproveitar bem esta dádiva de Deus?
    O que eu vejo quase que diariamente (e já falei aqui em outras oportunidades) são caixas d'água "jorrando" água sem parar e "correntezas" que se estendem a centenas de metros de distância.
    Até quando estes "responsáveis" pelo líquido mais precioso que existe vão continuar deixando esbanjar-se este bem que é de todos e para todos?
    O açude tá secando!!
    É preciso fazer como está expresso no ditado popular:" Se percebemos a barba dos outros arder é melhor colocar a nosssa de molho."

    ResponderExcluir

O que você achou desta postagem? Opine e deixe sua mensagem...
Utilize este espaço de forma respeitosa. Serão descartados os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei.