quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Chuvas 262% Acima da Média no CE

Chuvas 262% Acima da Média no CE



Entre os dias 1º e 22 de dezembro choveu 84,1 milímetros em todo o Ceará, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A média histórica para esse mesmo período é de 23,2 milímetros, com isso a pré-estação chuvosa no Estado, que acontece entre dezembro e janeiro, começou com índices pluviométricos de 262,1%, acima da média histórica no Estado.


Nas oito macrorregiões cearenses as chuvas foram superiores ao índice histórico, com atenção maior para a Região da Ibiapaba, onde choveu 146,5 milímetros enquanto a média é de 24,9 milímetros, significando um desvio positivo de 487,5%. Segundo o meteorologista da Funceme, Vinicius Oliveira, esse número tão elevado se deve ao fato de que nos primeiros 22 dias, do último mês do ano, as chuvas foram bastante homogêneas no Estado. "Isso não quer dizer que tivemos mais chuvas no Ceará, os índices foram normais", completou. Outro fator destacado por ele é que, normalmente, no mês de dezembro a média é baixa. Por isso uma quantidade de chuva maior faz com que os números cresçam. Por exemplo, no ano passado, entre o dia 1º e 31 de dezembro a Funceme registrou índices pluviométricos de 56,2% abaixo da média histórica.


postado por FAGNER CRUZ
com informações do Diário do Nordeste
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta postagem? Opine e deixe sua mensagem...
Utilize este espaço de forma respeitosa. Serão descartados os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei.