quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Como Foi o Centenário do Seu José Pereira?

Um Século de Vida



16 de dezembro de 2010, uma tarde inesquecível para mim e a todos que estiveram presente na missa em comemoração ao centenário de vida do ilustre Sr. José Pereira Barros. As fotos contam por si mais que palavras e retratam aos que viram uma experiência única se tornando até intra-pessoal na forma da pergunta: será que chegaremos lá?


Certeza é que só a Deus o futuro pertence, e que ontem, o que foi presenciado por diversas pessoas, todas diferentes e de lugares distantes, era a trajetória de um homem que conseguiu cumprir com seu dever na terra, sua missão.


Dos seus pais, surgiu uma vida que proliferou 9 filhos que deram 41 netos, destes parte deu origem a 51 bisnetos e de alguns desses geraram 5 tataranetos. Em cem anos de história, seu "Zé Pereira", como é facilmente conhecido e lembrado, viu a formação deste distrito juntamente com a caminhada de sua prole. Sendo o quarto filho de uma humilde família de Parazinho, filho de Francisco Raimundo Pereira e nascido de D. Luzia Ribeiro Pereira, seu Zé Pereira viveu praticamente toda a sua vida neste distrito e com certeza um pioneiro em diversas áreas desta localidade.


Conviveu com a luta diária pela sobrevivência no período que ele mesmo citava "naquele tempo não tinha nada, meu filho...", indo já com 5 anos deixar o "quebra jejum" ao seu pai que trabalhava na construção da então hoje "Parede do Açúde" (barragem). Aos 8, ajudava seu pai nas caçadas atrás de tatus, pébas, veados, jacus, entre outros animais que serviam de alimento a sua família. Com 18 anos, começara a trabalhar na roça dos Saco dos Rodrigues. Nunca rejeitando trabalho e tendo o pai como mestre, começou naturalmente a seguir com a mesma profissão: carpinteiro. Aos 22 casou com a D. Vincência Lopes Pereira (in memorian) e teve com a mesma 9 filhos: Francisca, Assis, Liocade, Celeste, Ancelmo (in memorian), Zé Osmar, Luzia, Antonio Mauro e Luiz Dauro. Além do ofício tinha a pescaria e a caça para sustentar a familia. Mas teve mesmo seu auge na profissão aos 30 anos, durante a construção da então nova igreja de Parazinho: o Santuário de Nossa Senhora do Livramento, onde ele e o mestre Isaías (carpinteiro da Diocese de Sobral) iniciaram seus trabalhos de carpintaria pelo teto e finalizando pelas escadas e portas da então nova capela. Aprendendo muito com o mestre Isaías de Sobral, passou a ser muito requisitado por toda a região devido a sua habilidade em fazer "fusos" para casas de farinhas e fábricas de cera de carnaúba. Destacando que ele fazia "como ninguém" a porca de dentro da prensa em madeira até em lugares diferentes de onde estava o "fuso", encaixando-os perfeitamente quando unidos. Foi o pioneiro na construção de tetos de casas em Parazinho, usando a técnica de encaixe de linhas de madeira, dispensando o uso de mão de força. Houve tempo escasso de serviços, durante a seca de 1958, e nesse período ele passou a trabalhar na substituição dos dormentes na estrada de ferro Sobral-Camocim.


Já com idade avançada (64) ele parou com ofício de carpinteiro e continuou como pedreiro, sendo responsável pela construção de várias casa suas e também de outros moradores locais que comumente requisitavam seus serviços.


Um anos antes de se aposentar (naquele período a idade mínima era de 70 anos) ele passou viajar pelo país indo primeiramente a cidade de Jaciara - MT e São Paulo - SP, sempre em visita a seus familiares. Depois de aposentado com 70 anos passou a conviver afastado dos serviços braçais, mas ainda sim, fazendo pequenas manutenções em residências inclusive as de seus filhos.


Em virtude de possuir muitas terras dentro da área urbana da vila, ele loteou todos seu terreno e as vendeu, indo até contra a vontade de alguns familiares, mas tendo sempre a visão de que uma nova rua poderia surgir por lá. Hoje essa rua leva seu nome.


Sempre muito devoto de Nossa Senhora do Livramento, a qual escolheu como protetora, passou por diversas enfermidades, viu amigos e parentes aparecerem e morrerem, gerações vindo e indo e o lugar onde ele morava se moldando numa futura cidade. Certeza que já cumprira seu dever com dedicação e eficiência, e que até hoje inspira pessoas a sua volta. Independente se foi reconhecido ou não, o Sr. completou sua missão. Parabéns seu José!!!


Seguem abaixo alguns textos discursados por parentes na cerimônia:


"Há exatamente cem anos atrás, Luzia Ribeiro Pereira e Francisco Raimundo Pereira recebiam das mãos de Deus o seu quarto filho, José Pereira Barros, o nosso aniversariante do dia.


Juntamente com seus irmãos, José viveu toda sua vida no distrito de Parazinho, interior de Granja, Estado do Ceará.


Escolheu a mesma profissão de São José: carpinteiro e como ele, viveu na humildade, orientando os filhos a serem dignos e trabalhadores.


Na mesma localidade conheceu sua esposa Vicência e dessa união foram gerados nove filhos. Dos nove, somente Ancelmo não está mais entre nós. Vovô José recebeu das mão de Deus 41 netos, 51 bisnetos e 05 tataranetos.


Vovô José é um sábio que não só conta histórias, mas é uma história viva.  Hoje completa 100 anos de vida e nesse percurso participou de vários fatos históricos ocorridos no Brasil, em Granja e principalmente no distrito de Parazinho.


Trabalhou na construção da Igreja de Nossa Senhora do Livramento, tornando-se assim ela a sua protetora.


A sua casa sempre foi ponto de encontro dos romeiros e acolhia a todos com muito carinho, abrindo a porta não só da sua casa, como também do seu coração.


Muitos vieram ao seu encontro viver suas narrações, tirar dúvidas e fazer entrevistas. Afinal de contas, ele passou a fazer parte da história do Parazinho.


Era comum vê-lo sentado na calçada ou passeando pela vizinhança, colocando os assuntos em dia. Ultimamente ficava deitadinho no seu tucum, descansando o seu corpo fragilizado pelo tempo.


Hoje, estamos aqui para realizar o sonho do vovô José Pereira; a festa dos seus 100 anos, junto com seus familiares e amigos.


A nossa felicidade é imensa por recebermos de Deus tão grande graça.


Mesmo ele estando um pouco debilitado, o nosso coração rejubila de alegria por essa data tão especial. Parabéns vovô José!


Que Nossa Senhora do Livramento, sua eterna mãe, o abençoe hoje e sempre.


Obrigado a todos e ao Pe. Sérgio por compartilhar conosco essa data."


(escrito pela sua neta, Izete)


***


"Sou bisneto do homem que Deus está dando a honra de hoje completar um século de vida, cem anos de história: O senhor José Pereira Barros, ou melhor, seu Zé Pereira.


Em nome de todos os filhos, netos, bisnetos, tataranetos, genros, noras e todos os demais familiares, agradecemos a presença e a atenção de todos na comemoração do centésimo aniversário de nosso patriarca; que em todos esses anos de vida dedicou-se a trabalhar e criar seus filhos e netos da melhor maneira possível.


Não havia Sol forte, nem chuva grossa, tampouco frio que servisse de obstáculo para ele cumprir suas obrigações, sempre ao lado de sua esposa a nossa amada e eterna matriarca Vicência, que infelizmente dormiu o sono eterno no ano de 2001, deixando nosso velhinho a mercê de seus filhos.


Temos imenso orgulho e agradecemos a Deus por nos ter dado a oportunidade de carregarem nossas identidades o nome PEREIRA, que é o sobrenome que diferencia este grande José.


Neste momento tão histórico, ergo minha débil voz, queria ter a tão necessária eloquência ou desenvoltura para demonstrar o quanto me sinto honrado em poder dirigir o discurso para este pequeno-grande homem.


Mesmo não sendo ouvido ou entendido nós todos juntos para finalizar usamos nossa voz e nosso coração para declarar: Parabéns, feliz aniversário; com paz, saúde, fé e felicidade.


Convido todos para levantar e dar uma salva de palmas ao homem mais velho da região. Seja feliz!"


(Escrito pelo bisneto Felipe Pereira Linhares)



postado por FAGNER CRUZ

FOTOS: Parazinet

5 comentários:

  1. KE BELA COMEMORACAO KERIA EU TER UM SECULO DE VIDA PRA COMEMORAR PARABENS PARA TODA A FAMILIA PEREIRA MUITA LINDA AS COMERACOES ADOREI

    ResponderExcluir
  2. oi sou bisneta do José pereira eu estava lá e tem orgulho em ser dessa familia....
    Tenho só 15 anso e nao posso contar muito dessa tragetória do bisavô mas....sempre terei orgulho dele
    bjs.....

    ResponderExcluir
  3. ola sou neto do seu Francico gostaria muito de irdo para o ceara
    mas desejo muitas felicidades vo!!

    ResponderExcluir
  4. Fagner quero te falar que vc nem imagina como ê vc morar longe e saber das noticias do lugar onde vc morou um dia e que sua familia ainda mora la . pos todo dia leio seu blog ... e quanto ao aniversario do seu Zé pereira esse Homem e um abemsoado escolhido por Deus e que bom que ele esta sendo reconhecido como uma pessoa de bem ainda com vida pois muitos só são bom quando morrem ... um abraço para vc e para toda a familia do seu Zé pereira , pos eu conheso poucas pessoas da familia dele mais as que eu conheso são todas pessoas de bem .

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Nossa! fiquei maravilhada com a publicação do niver do meu vozinho (José Pereira). Muuuuitissimo obrigada pela matéria. Não pude esta presente mais apreciei, graças ao site.
    Vozinho Te Amo bem grandão! Te desejo tudo de melhor!
    100 aninhos é muita Graça de Deus.
    Bjos!

    ResponderExcluir

O que você achou desta postagem? Opine e deixe sua mensagem...
Utilize este espaço de forma respeitosa. Serão descartados os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei.