quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Aumentam os Casos de Leishmaniose Visceral no CE

Quantidade de Casos de Calazar no CE é Considerada Preocupante


Cão com Calazar


O registro de casos de leishmaniose visceral, considerada a mais perigosa, aumentou este ano, segundo dados Sistema de Informações de Agravos por Notificação (Sinan NET). Os números são repassados ao sistema por meio da Secretaria de Saúde do Município. A quantidade de casos é considerada preocupante pela Epidemiologia.


A doença é transmitida por meio de picada de inseto contaminado. Somente este ano já foram notificados no Município 51 casos da doença, 26 do tipo visceral. Ano passado, foram 76 casos de leishmaniose, com três óbitos registrados. No próximo ano, deverão ser iniciados testes no Ceará para a cura da leishmaniose canina, com vacinação que vem sendo desenvolvida na Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz).


De acordo com dados da Secretaria de Saúde do Estado, por meio da Coordenadoria de Proteção e Promoção da Saúde, em 2009, foram confirmados 675 casos de leishmaniose visceral, com 16 óbitos. Este ano, já são 419 casos no Estado. Os dados de 2010 só vão ser fechado no próximo ano, mas o alto índice tem sido preocupante, na Capital e no interior, conforme o coordenador do setor, Manoel Fonseca Dias Neto.


Saiba como previnir esta doença clicando aqui.


postado por FAGNER CRUZ

FONTE: DN
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta postagem? Opine e deixe sua mensagem...
Utilize este espaço de forma respeitosa. Serão descartados os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei.