quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Defesa Civil Realiza Palestra Sobre Tremores de Terra em Parazinho

Defesa Civil Realiza Palestra Sobre Tremores de Terra em Parazinho




[caption id="attachment_10832" align="aligncenter" width="360" caption="clique para mais fotos"][/caption]


Foi realizada ontem (09), na Escola Esmerino Arruda Filho, distrito de Parazinho (Granja-CE) uma palestra ministrada pelo chefe do laboratório de sismologia da CEDEC, Sr. Francisco das Chagas Brandão Melo. Na reunião o técnico falou sobre os perigos dos abalos sísmicos, que ultimamente estão atingindo nossa região e de como agir nesses casos.


No interior do Estado, especificamente, já foram identificadas regiões sísmicas em 39 municípios, dos quais 22 foram monitorizados. O abalo sísmico de maior magnitude registrado até hoje no Nordeste do Brasil, atingiu 5,2 na escala Richter, e ocorreu no dia 20 de novembro de 1980, no município de Pacajús.








Segundo o técnico, o município de Granja já possui historicamente registros de vários tremores desde 1810. Brandão salientou a importancia da formação de um núcleo da defesa civil na localidade. Para que a população tenha apoio e conhecimento durante desastres naturais que eventualmente possam ocorrer, como: enchentes, abalos sísmicos.


Durante toda a palestra houve um bom envolvimento do público presente. Entre uma pergunta e outra o sismólogo relatou as proporções de um eventual tremor e dos procedimentos de segurança, bem como as precauções para se evitar acidentes e vítimas durante esses eventos. Na ocasião houve também a distribuição de plafetos sobre o assunto.


Recentemente na região de Parazinho e Granja foram sentidos abalos de até 2,6 graus na escala Richter.


Clique no vídeo acima ou clique nesse link (AQUI) para ver mais imagens da palestra.


postado por FAGNER CRUZ

3 comentários:

  1. ASSALTO NO INTERIR DE GRANJA

    ResponderExcluir
  2. Esse é um caso preocupante mesmo!!

    ResponderExcluir
  3. Protesto.............
    E uma pena que nao foi citado a origem dos estudos que acompanha a real da atividade que é feita pela UFRN.
    Infelismente a maioria das pessoas que divulga informacoes a respeito deste assunto, nao informa a origem de onde é a fonte das mesma, e sai como o pai da criança, mais no Brasil é infelismente niguem é punido por este tido de açao.

    ResponderExcluir

O que você achou desta postagem? Opine e deixe sua mensagem...
Utilize este espaço de forma respeitosa. Serão descartados os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei.