quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Produtores cearenses falam em aumento no preço do leite


Os produtores de leite e a indústria de laticínios do Ceará, já preparam um novo aumento no preço do produto para o início do próximo mês. A estimativa da Associação dos Produtores de Leite do Estado do Ceará (Aprolece) é que o preço do litro de leite repassado para a indústria de beneficiamento suba 10 centavos nos próximos quinze dias, sendo comercializado a R$ 1,30. Na tentativa de compensar o reajuste, o setor industrial deseja repassar o aumento para os supermercados em 6%.

“Se esse aumento não ocorrer nos próximos dias, os produtores vão ser obrigados a parar de produzir. Estamos enfrentando duramente o problema da seca e os outros insumos tem aumentado acima da inflação, como exemplo, a ração para o gado”, destaca Geraldo Magela, presidente da Aprolece. Segundo a associação, a defasagem no preço repassado às indústrias é de 30 dias. No Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), no último mês, o preço do leite na Capital variou em 0,79% e o acumulado do ano ficou em 12,34%.

Para Osvaldo Rebelo, diretor comercial da Indústria de Laticínios Sabor & Vida, o setor industrial também será obrigado a repassar o aumento para os supermercados. “O aumento do preço acontece em cadeia. Nossa queda de braço agora será com o setor atacadista para que ele compre nossos produtos com aumento. Já tivemos duas altas de preço desde o início do ano e mesmo assim, perdemos 6% em lucros”, diz. Em consequência ao aumento do preço do leite fluido, como é chamado o produto em seu estado natural, o empresário destaca que muitos produtos derivados já estão suspensos e ausentes das prateleiras de supermercados.

via O Povo Online
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta postagem? Opine e deixe sua mensagem...
Utilize este espaço de forma respeitosa. Serão descartados os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei.