terça-feira, 5 de agosto de 2008

Resgate da História Local: Agostinho Balmes Odísio

Com quase 60 anos da morte deste agrimensor arquiteto, criador da principal obra arquitetônica da nossa cidade (Santuário de N.S. do Lto), resolvemos publicar a biografia para conhecer um pouco mais deste gênio que deixou sua marca na nossa história local.

Agostino Balmes Odísio





BIOGRAFIA DO ESCULTOR:

AGOSTINO (Agostinho) BALMES ODÍSIO



Agostino Balmes Odísio, nascido a 01 de maio de 1881, em Turim - Itália, na Via Carena, número 8, era filho de PEDRO ODÍSIO e MARIA BALMES ODÍSIO.

Suas raízes eram profundas na sua amada cidade, que tanto lhe inspirou. Estudou em Turim na Escola Profissional Domingos Sávio, dos Salesianos de Dom Bosco. Serviu nos Bersaglieris.

Desde Cedo mostrou sua alma de artista, aos 17 anos fazia parte de uma banda com 60 jovens, que no "1o Oratório Festivo de Dom Bosco", ganhou medalha de ouro na 1a categoria.

Escreveu e encenou várias peças teatrais de sua autoria, tendo escrito óperas que foram apresentadas em sua terra, como o drama "Capital o Trarai" e uma comédia intitulada "Il Médico".

Mas, principalmente, dedicou toda sua genialidade à escultura, dedicando-se principalmente à arte sacra, para Igrejas, praças públicas e cemitérios. Fazia também estátuas, bustos e medalhões de personalidades ilustres. Como arquiteto projetou e reformou várias Praças e Igrejas.

Formado pela Escola de Belas Artes em Turim e em Roma.



detalhe escupido na entrada do Santuário
(clique para ampliar)
Em 1912, ao esculpir o busto de Vittotino Emanuelle II, no Palazzio Venezia, em Roma, conquistou o 1o lugar numa disputa por uma bolsa de estudos em Paris. Assim, foi estudar na Escola de Belas Artes e Arquitetura em Paris, onde foi discípulo do maior escultor contemporâneo: Auguste Rodin (autor da famosa obra - O Pensador).

Em Turim (Torino), tinha um estúdio e já era reconhecido como um brilhante artista.



(clique nas imagens para ampliar)
Santuário de Nossa Senhora do Livramento
Parazinho, Granja - Ceará
Cuja pedra fundamental foi lançada em 02 de julho de 1941.
Inaugurada em 12 de fevereiro de 1944,
com a benção de Dom José Tupinambá da Frota.
Vigário responsável - Monsenhor Manuel Vitorino de Oliveira.
Escultor abnegado por toda sua vida, deixou belas obras em sua terra natal, como a fachada do Mausoléu das Relíquias de Dom Bosco, trabalhos na Igreja de São Genésio em Turim, tendo chegado ao Brasil em 1913, com 32 anos. Trabalhou nos estados de São Paulo (inicialmente em Franca, depois na Capital, e em outras cidades como Riberão Preto, Campinas, Limeira, Taubaté, Pindamonhangaba, etc), Rio de Janeiro, Minas Gerais (Santa Rita de Sapucaí, Pouso Alegre, Itajubá, Ouro Fino, Santos Dumont, Juiz de Fora, Três Coração, etc), Paraíba (Cajazeiras). No Ceará trabalhou entre outras cidades em Acaraú, Acopiara, Aurora, Baturité, Bela Cruz, Canidé, Capistrano, Cariús, Cascavel, Caucaia, Cedro, Chaval, Crato, Granja, Guaramiranga, Itapipoca, Jaguaruana, Jardim, Juazeiro do Norte, Maranguape, Marco, Martinópole, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Mombaça, Palmácia, Parazinho, Quixadá, Sobral, Tianguá, Várzea Alegre, Viçosa do Ceará e, na Capital, Fortaleza.

Poeta, compositor, escritor, escultor, realizou uma grande obra, infelizmente não tinha o hábito de colocar seu nome nos trabalhos o que torna impossível um resgate de toda a sua grande obra.



altar-mor em mármore colorido
(clique para ampliar)
Como escritor, deixou vários "Diários", sendo "Memórias Sobre Juazeiro do Padre Cícero" um deles. Em fortaleza ganhou um prêmio pelo artigo intitulado "A Fisionomia da Pedra".

O artista, faleceu no dia 29 de agosto de 1948 e deixou um grande patrimônio histórico e cultural para o Brasil.

Fonte: Secretaria da Área Missionária Nossa Senhora do Livramento

Fagner Cruz

15 comentários:

  1. Em Viçosa, Balmes Odísio esculpiu a estátua do Cristo Redentor, na Igreja do Céu, inaugurada em 1939.

    ResponderExcluir
  2. MUITO LINDA!
    DEU-ME VONTADE DE IR ATÉ LÁ ADORAR O MEU SENHOR.

    ResponderExcluir
  3. expedito maurício da silvasábado, 02 maio, 2009

    Estou terminando de ler "Memórias Sobre Juazeiro do Padre Cícero", do Agostinho Balmes Odísio, livro interessante, a começar pela forma como foi editado, com a propria e bonita letra do autor e uma fotografia excelente na capa.É um documento vivo de Juazeiro com muitas fotografias da época e opiniões pessoais do artista sobre a cidade, seu povo, hábitos, costumes, críticas e muito mais sôbre as romarias e aspectos da arquitetura da cidade, além da cultura. Há uma apresentação de Renato Casimiro, pesquisador de peso sobre o Carirí e professor da UFC, um prefácio de Régis Lopes, Historiador Social e um texto (orelhas) de sua neta Vera Odísio Siqueira que informam do tamanho e a importância de Odísio Balmes como escritor, escultor, arquiteto, poeta, compositor, teatrólogo, etc. O Juazeiro tem disso sim! O que fazia por lá este viajador de todos os continentes e de todo o Brasil, italiano de Turim, aluno de Auguste Rodin e fazedor de estátuas de Vittorio Emanuelle, em Roma e do Padre Cícero, na Igreja de Nosa Senhora do Perpétuo Socorro, no nosso Juazeiro? Há necessidade de uma maior divulgação dos seus trabalhos no Ceará, o que deve ser feito com outras abordagens sobre Balmes, como o registro e reconhecimento de suas obras em nossas cidades do interior, seminários de estudos e debates, homenagens em museus e centros de estudos. O silêncio sobre o escultor é que não deve persistir e nem a interrogação desatenta tangenciar seus bustos, medalhões e estátuas pelo Ceará e mundo afora...

    Expedito Maurício da Silva
    Fortaleza - Ce

    ResponderExcluir
  4. Saudações Mauricio,

    Grato pela sua participação e esteja à vontade para colaborar com mais informações ou apenas nos visitar outra vez.

    Um forte abraços aos co-irmãos daí,

    Att,
    Fagner C Vasconcelos

    ResponderExcluir
  5. oi fagner,

    ele também é o autor do Monumento a Getúlio Vargas, que fica na Praça dos Voluntários, no centro de Fortaleza

    ResponderExcluir
  6. Oi Sabrina, obrigado pela participação!!!

    Lhe confesso que descofiava que o mestre Odísio tinha alguma obra prima em nossa capital... Obrigado por revelar a mim e aos nossos leitores sobre esse maravilhosa notícia. Sem querer abusar... mas você poderia enviar um link da foto de tal estátua?

    Saúde e sucesso pra você e um beijo enorme pra galera da Capital do Sol!!!

    Atte,

    fagnercv

    ResponderExcluir
  7. Balmes não só esculpia a estátua do Cristo redentor em Viçosa como a estátua do general Tibúrcio.

    ResponderExcluir
  8. Sobre o Santuário de Nossa do Livramento no Parazinho, a pedra fundamental foi lançada em 02 de julho de 1941, pelo Monsenhor Olavo Passos, viçosense e que faleceu em Piracuruca.

    ResponderExcluir
  9. Vera Odísio Siqueiraquinta-feira, 25 agosto, 2011

    Boa Noite!
    Fagner,
    Sou neta do Arquiteto e escultor Agostinho Balmes Odísio e gostaria de enviar 2 livros sobre ele, um para a biblioteca do Parazinho e outro para vc. O referido livro foi publicado no centenário de Juazeiro do Norte.
    Titulo do livro: De Dom Bosco a Padre Cícero, a saga do escultor Agostinho Balmes Odísio.
    Assim, solicito os endereços.
    Vera

    ResponderExcluir
  10. Olá Vera, obrigado pela visita. Fico feliz em ter contato com uma descedente do autor de grandes obras inclusive em minha amada terra. Meu MSN é parazinet@msn.com e meu Fone: (88) 99279446 (oi) casp queira falar. End. Rua José Pereira, 362, Parazinho, Granja-CE CEP:62437-000

    Fiquei feliz pelo seu gesto em doar um livro sobre o grande Balmes, sendo que em minha localidade não há quase fonte de pesquisa sobre o mesmo. A única forma de fonte que consegui foi atraves de contemporâneos e de alguns itens obtidos na Diocese e na Paróquia local. Será de grande valia este livro desde já agradeço e informo que dividirei com o maior numero de pessoas, pois essa parte de nossa história local tem de ser lembrada. Abaixo segue o comentário postado em meu blog, caso não seja a autora, desconsidere este e-mail.



    Enviado em 25/08/2011 as 22:17

    Vera Odísio Siqueira
    verasiqueirafortal@yahoo.com.br

    Boa Noite!
    Fagner,
    Sou neta do Arquiteto e escultor Agostinho Balmes Odísio e gostaria de enviar 2 livros sobre ele, um para a biblioteca do Parazinho e outro para vc. O referido livro foi publicado no centenário de Juazeiro do Norte.
    Titulo do livro: De Dom Bosco a Padre Cícero, a saga do escultor Agostinho Balmes Odísio.
    Assim, solicito os endereços.
    Vera

    Carpe Diem

    Atte,

    Fagner C Vasconcelos

    (Parazinho/Ce)

    ResponderExcluir
  11. Vera Odísio Siqueirasábado, 10 setembro, 2011

    Fagner
    Enviei os livros para o endereço que vc me forneceu, mas, quando pesquiso no rastreamento do correio a informação é que estão ESPERANDO RETIRADA, na Rua Francisco Sousa, 476, centro Granja.
    Atenciosamente
    Vera

    ResponderExcluir
  12. MARCOS ANTONIO VANCETOquinta-feira, 24 novembro, 2011

    Prezada Sra. Vera Odisio Siqueira,
    Sou o jornalista Marcos Vanceto que trabalhou na paróquai Salesiana do Senhor Bom Jesus do Monte em Piracicaba. Hoje trabalho no Colégio e Faculdade DOm Bosco.

    Recebi os dois exmeplares do livro "De Dom Bosco a Padre Cícero".
    Confesso que fiquei elgre e emocionado -por receber mais um livro para minha coleção e um livro de alguém que conheceu Dom Bosco em vida, foi seu aluno... é ex-aluno como eu...
    Que obra! Que texto! Que vida!
    Estou fascinado com a história de Agostinho... (bom desde que conheci a sua obra no alto da torre da matriz... e que nos conhecemos...
    Pois bem, prometi que iria levar essa história aos Salesianos. Finalmente CONSEGUI. A editora do Boletim Salesiano aprovou a matéria sobre o nobre ex-aluno de DOM BOSCO (na Itália) e de RODIN.Por isso, recorro à sra. para que me envie fotos de agostinho. Não preciso muitas, umas cinco o useis, bem expressivas... se possível, seu e-mail e contatos...
    Tenho até começo de janiero para entregar a matéria que entre na prieira edição do ano (março) do BOletim Salesiano (circualção nacional e.. internacional nos ambientes salesianos...).
    Com certeza a mate´ria fará muito sucesso!

    Abraços,
    Em Dom Bosco
    MARCOS VANCETO

    ResponderExcluir
  13. Olá Vera Odísio
    Sou salesiana cooperadora da cidade de Juazeiro do Norte/CE, gostaria de obter o seu livro, mas não somente para ser trabalhado nas reuniões do nosso centro de salesianos cooperadores, que temos mensalmente, mas também para levar para o restante do Nordeste, já que faço parte do conselho inspetorial dos salesianos cooperadores. Além de mim, tem outras pessoas interessadas, só que já procurei em algumas livrarias aqui e não encontrei. Aguardo mais informações.

    ResponderExcluir
  14. Olá, Vera Odísio Siqueira. Meu nome é Roberto Prado, atuo como jornalista na cidade de Paraguaçu, no Sul de Minas Gerais. Um amigo historiador que desenvolve pesquisas no município crê que a autoria de uma escultura instalada numa praça local é de Agostinho Balmes Odísio (temos investigado essa informação nas últimas semanas). Onde posso adquirir um exemplar do livro ao qual você se referiu? Você tem conhecimento sobre a passagem do escultor aqui pelo Sul de Minas? Desde já agradeço a ajuda. Abraço!

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde, Vera Odísio, por favor entre em contato comigo, estou catalogando algumas obras de seu Avô em Campinas e preciso de mais dados da vida dele, não consigo este livro em lugar algum. Sou historiadora de arte da Unicamp.

    ResponderExcluir

O que você achou desta postagem? Opine e deixe sua mensagem...
Utilize este espaço de forma respeitosa. Serão descartados os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei.