sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Falta de Ética de Jornalistas Prejudicam os Trabalhos de Blogueiros e vice-versa

Falta de Ética de Jornalistas Prejudicam os Trabalhos de Blogueiros e vice-versa


ética (foto reprodução)


Desde a aprovação da medida que autoriza ao cidadão comum exercer a função de jornalista sem Diploma, que a falta de moral de alguns jornalistas vêm aumentando e se tornando cada vez mais uma triste e corriqueira realidade moldada pela covardia de NÃO citar as fontes da informação. Ação esta que se limita apenas aos botões CTRL + C e CTRL + V.


Não vejo empecilho nenhum, nem menor credibilidade a um grande portal de notícias (seja ele qual for) em informar aos seus leitores a origem do fato. Pelo contrário, é dever informar a real fonte. Isso não é respeito apenas a quem publicou primeiro, mas é, sobretudo, reverência a seus próprios leitores.


O que há de errado então? Por que não citam as fontes? Seria Vergonha? O que os impedem de serem honestos nesse meio?


Motivos pessoais, para promoção; ganho de patrocínios; aumento de visitas por dia; dinheiro!!!


Mas em tudo há sua essência real e a da CREDIBILIDADE é a responsabilidade pelos atos e nela há uma base sólida (ainda bem) que é a confiança de quem a constrói: leitores, ouvintes, espectadores. Como diz o ditado: “Se passam muitos anos para se construir CONFIANÇA e apenas alguns segundos para desfazê-la”. Será que estes mesmos (os insensatos) não vêem os esforços dos que buscam algo novo? E sem lembrarem de consideração ao próximo, atropelam a vítima em benefício de uma carreira forjada em mentiras para benefício próprio.


Não estou limitando isso apenas a nós blogueiros, ou só aos jornalistas e publicitários, etc. Mas quero enfatizar que todos ERRAM, inclusive blogueiros que descaradamente também fazem o mesmo. E salientar essa opinião mostrando uma “cadeia alimentar” sem sentido que empurra esse mundo a Idade da Pedra, forçando as pessoas a tomarem decisões sob pressão e muitas vezes erradas. "Derribando" o que o outro construiu com trabalho próprio.


Por fim, sei que este enredo é longo e não há uma cura imediata senão através da própria conscientização. Sei que esses causos vêm desanimando os esforços de quem trabalha HONESTAMENTE em prol da melhoria da sociedade através da informação (Seja Blogueiro ou Jornalista), mas saibam que temos aquilo que ninguém pode retirar a não ser nós mesmos: FÉ.  Certeza essa que move nossas energias para sempre melhorar com nossos erros em busca da realização maior do HOJE em nosso trabalho seja ele qual for... Pequeno ou grande, não importa. O que se torna mais importante é ir dormir de CONSCIÊNCIA limpa em virtude de esforços dignos de um dia de atividade justa.


E aos que insistem nos seus erros: um dia a máscara cai e, além disso, diploma não encurta orelhas de burro. Somos testemunhas de nossos próprios atos.


 


À seguir vai um link aos interessados a saberem o que é ética e como bônus o texto mostra Os 10 Mandamentos da Ética na Internet.




Por Fagner da Cruz Vasconcelos
Parazinho, Granja – CE.
 

6 comentários:

  1. Só resaltando o reclame de meu amigo Fagner, isso já vem dos primordes da internet o ato de empresas que se acham a última bolacha do pacote copiar o conteúdo alheio sem divulvar a fonte principal, assim demostrando o analfabetimo digital do larápio, pois sabemos que a verdadeira face da internet é exatamente essa harmonia de informações e amizade entre os admnistradores em saber compartilhar e divulgar o "próximo".

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! Sempre acompanho seus textos e vejo com muita satisfação o quanto eles vêem melhorando, e é nisso que consiste a evolução; melhorar a cada dia, não em busca da perfeição, mas sim em se superar a cada dia.

    ResponderExcluir
  3. Belo texto meu amigo Fagner. O grande problema de quem possui blog e não adota práticas básicas de ética é que isso prejudica os que levam a sério a hoje quase profissão de blogueiro. Geralmente isso ocorre quando alguns orkuteiros de carteirinha, que são acostumados com o famoso "KKKKK" ou o "miguxo, miguxa" resolvem criar um blog. Aí lasca de norte a sul, além da falta de ética, esses idiotas praticam o "copiar colar" de forma descarada sem nunca informar a fonte. Eu sei bem o que falo porque enfrento no dia a dia esse idiotas, aqui em Camocim tem um grupo que causa ânsia de vômito quando recebo algum comentário de um deles. Mas é assim, pra cada um deles tenho 3 linhas e um ponto final sempre afiado. Segue o bonde, grande abraço meu caro.

    ResponderExcluir
  4. Grande Fagner...Conheci seu blog através do meu amigo Tadeu Nogueira de e camocim e tenho acompanhado seus textoscm muita propiedade, queria lhe parabenizar pela coerencia...Infelizmente estamos sujeitos a estes percalsos...Mas não a de ser nada....Quem é rei, não perde a majestade...Parabéns de todas as formas...conte conosco!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom seu texto, a juventude tem que pensar, expressar suas opinioes sobre o q acha interessante, sobre o q o encomoda e sobre o acha certo ou errado...Parabens, vc esta a um passo a frente! reflita"PAZ SEM VOZ NAO HE PAZ, HE MEDO!"

    ResponderExcluir
  6. É, copiar e colar eu diria que é a essência da internet.
    O que seria de nós estudantes sem o Google? hihihihi

    Ética realmente não é o forte de muitos por aí....

    ResponderExcluir

O que você achou desta postagem? Opine e deixe sua mensagem...
Utilize este espaço de forma respeitosa. Serão descartados os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei.