sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Crônica de Escritor Relata a Inauguração do Ponto de Cultura e Outros Fatos da Cultura Granjense

Crônica de Escritor Relata a Inauguração do Ponto de Cultura e Outros Fatos da Cultura Granjense


Foto do escritor Raymundo Netto (Foto: reprodução)


Acabo de apreciar uma crônica do escritor Raymundo Netto (Fortaleza), no qual relata  a primeira visita dele ao nosso município, onde veio para prestigiar a inauguração do Ponto de Cultura de Granja, além de alguns fatos referentes a cidade como também, claro, contar fatos relativos a vida do poeta Lívio Barreto (1870 – 1895) principal atração do evento.


Montagem: Lívio Barreto e Dolentes (reprodução)




"...A Ponte Metálica, às margens tão desverdeadas do Coreaú, estava interditada. Do casario antigo, bastante avariado, rompia das rótulas, das telhas, dos balcões, das portas carcomidas, o mato. Num poste, a placa enferrujada anunciava como “Arquitetura Histórica” um terreno de mato alto, troféu da conquista da violência granjeira e capitalista local.

A belíssima Estação, arquitetura de quase 130 anos, a desabar a qualquer momento, acolhida pelo descaso, não recebe mais ninguém a não ser as crianças que brincam — desconfiados com a nossa estranha presença — de fazer rolinhos de papel transformados em fumaça de estrelas a evolar-se solta à luz do dia.

Vizinho à Estação, majestoso como um palácio em ruínas, um prédio escuro ostenta em sua entrada os dizeres “Maternidade de Granja” — embora nunca tenha assistido vir à luz um único granjense — revela o desperdício e o abandono.

Andei pela cidade vazia. Ninguém às ruas. Pelas portas via, aos fins de oitões, redes a balançar. Calor demais. Conversei com alguns moradores: desânimo, desestímulo e ceticismo.

Alguns me contaram das chuvas que lavaram a cidade, principalmente o prédio da Prefeitura e do Fórum: “E olhe que mesmo assim, ainda não deu jeito...” — riam-se..."

Quem quiser conferir o resto do texto basta clicar no link http://raymundo-netto.blogspot.com e acompanhar diretamente no blog pessoal do escritor.




postado por FAGNER C VASCONCELOS
FONTE/IMAGENS: Blog RaymundoNetto - Alma na Cultura
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta postagem? Opine e deixe sua mensagem...
Utilize este espaço de forma respeitosa. Serão descartados os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei.