segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Berlim Comemora os 20 Anos da Queda do Muro de Berlim

Berlim Comemora os 20 Anos da Queda do Muro de Berlim


Réplicas de isopor de partes do Muro de Berlim formam uma fila de 1,5 km (foto Lourival Sant'Anna - AE)

BERLIM, Alemanha


Uma celebração repleta de emoção e de simbolismo marcará nesta segunda-feira, 9, os 20 anos da queda do Muro de Berlim. Uma fila de mil réplicas de isopor de partes do Muro, de 2,5 metros de altura, pintadas por crianças das escolas berlinenses e dispostas ao longo de 1,5 km entre a Porta de Brandenburgo e a Potsdamer Platz, cairá como um dominó. A primeira peça será empurrada por Lech Walesa, ex-líder do sindicato polonês Solidariedade, e pelo ex-primeiro-ministro húngaro Miklós Németh, que permitiu em 1989 que milhares de alemães orientais fugissem para a Alemanha Ocidental através de seu país. Os alemães consideram que, sem os dois, o Muro não teria caído.





O Muro de Berlim começou a ser derrubado oficialmente na noite de 9 de Novembro de 1989 depois de 28 anos de existência. Clique AQUI e saiba mais sobre esse fato histórico




A cerimônia começará às 18 horas (15 horas em Brasília), com um concerto ao ar livre da orquestra da Ópera do Estado de Berlim, regida pelo maestro e pianista israelense de origem argentina Daniel Barenboim, que vive em Berlim. Em seguida se apresentarão a banda americana Bon Jovi, com sua nova canção We weren’t born to follow ("Não nascemos para seguir"), e o DJ Paul van Dyk, também originário da Alemanha Oriental, que compôs uma música para o evento.


A prefeitura de Berlim espera o comparecimento de 100 mil pessoas.




postado por FAGNER C VASCONCELOS
FONTE: O Estado de S. Paulo Online
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta postagem? Opine e deixe sua mensagem...
Utilize este espaço de forma respeitosa. Serão descartados os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei.