quarta-feira, 24 de março de 2010

EUA na Mira dos Hackers

Ciberataques ameaçam existência dos Estados Unidos, afirma diretor do FBI


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgyb9WcLUg2ByyOYGjufkJVrni8YYfCbUzor1fPnAQZlP1dKCdj3ARB7Mrvygj1NlWADLwnCIgPyevGBmP2R8xNtrbTSRa7CjzWmQb7q5zGS0bKNYCHxcCorItUIEcizGOaoSlPC16pLm4/s400/hacker.jpg



Um alto funcionário do FBI revelou nesta quarta-feira (24/3) que muitos dos ciberadversários dos Estados Unidos detêm a capacidade de acesso a praticamente qualquer sistema de computador, representando um risco tão grande que pode "desafiar a própria existência do país".


Em um comunicado classificado como "urgente", o diretor adjunto da divisão de cibercrime do FBI, Steven Chabinsky, adverte sobre a ameaça de ataques cibernéticos contra o país. O oficial ofereceu recomendações no combate aos cibercriminosos, incluindo regras que limitam a capacidade de alguns sistemas de operar por modo vulnerável.


"A ameaça cibernética pode ser um perigo existencial, ou seja, desafia a própria existência do nosso país, ou pode alterar significativamente o potencial da nossa nação", disse Chabinsky, afirmando estar convencido de que, dado tempo suficiente, de motivação e de financiamento, um adversário determinado será sempre capaz de penetrar em um sistema-alvo.


Chabinsky afirmou que o ciberterrorismo é a principal prioridade do FBI, seguido por sua investigação de países estrangeiros, que procuram todos os dias roubar segredos norte-americanos bem como do setor privado de propriedade intelectual, por vezes, com o objetivo de minar a estabilidade governamental e enfraquecer a situação econômica ou militar dos Estados Unidos.


"Ambos - terroristas e os países estrangeiros - estão se voltando para cibertecnologias para explorar as nossas fraquezas", disse Chabinsky. Segundo ele, o cibercrime está se tornando cada vez mais um negócio não relacionado com o violento crime organizado. Na verdade, afirma, o FBI começou a usar equipes da SWAT para fazer algumas detenções por crimes cibernéticos.


Chabinsky lembra que o FBI vem contratando e treinando agentes especiais que podem "falar a língua" e navegar no mundo online das empresas cibercriminosas. Chabinsky instou organizações governamentais a avaliarem suas posturas de risco, e pedirem a seus fornecedores de ferramentas de segurança que garantam os sistemas de proteção melhores.


O FBI pede que as empresas relatem problemas de invasões até como uma 'responsabilidade cívica'. "O FBI não será bem sucedido [nessa tarefa] se as vítimas se mostrem e colaborem", frisa Chabinsky.


postado por FAGNER CRUZ

FONTE: Redação do Computerworld/EUA (Patrick Thibodeau)
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta postagem? Opine e deixe sua mensagem...
Utilize este espaço de forma respeitosa. Serão descartados os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei.