quarta-feira, 24 de março de 2010

Raios Causam Transtornos em Parazinho

Chuva Forte e Raios Causaram Transtornos em Parazinho



No início de tarde de hoje(24), uma chuva torrencial se precipitou sobre Parazinho e região. Além da chuvarada, houve também a forte incidência de raios e trovões a esmo.


Segundo informações colhidas pelo blog, um raio teria cortado a rede elétrica no interior próximo da vila, deixando alguns moradores sem energia. A empresa mantenedora já foi acionada para solucionar o problema.


Ainda não há relatos de prejuízos causados pelas descargas a clientes, mas já houve casos que raios levaram perigo a moradores locais.





  • Em março de 2008, na localidade de Gamileira (interior de Parazinho), um raio atingiu uma antena de celular ao lado de uma casa. À meia parede do lugar do impacto estavam mãe e filha, ambas não sofreram nada, já o celular e a antena...(veja clicando aqui). Perto do local, uma senhora que estava estava "tirando" uma goteira no teto, caiu da mesa e fraturou o braço.








  • Dia 21 de maio do mesmo ano, um outro raio causou transtorno semelhante. O mesmo caiu sobre uma residência, na sede urbana de Parazinho, queimando um refrigerador e danificando até a estrutura da casa. No local haviam cinco pessoas no momento do choque. (veja clicando aqui)






O QUE FAZER EM CASO DE TROVOADAS?


Cuidados dentro de casa durante tempestade
- Evitar banhar-se durante a ocorrência de tempestades;
- Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica;
- Evitar contato com objetos com estrutura metálica como fogão, canos etc, sobre tudo se a residência se encontra em campo aberto;
- Evitar ligar equipamentos elétricos para a proteção do próprio aparelho;
- Desconectar das tomadas aparelhos eletrônicos;
- Se possível, permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar.

Cuidados fora de casa durante tempestade
- Evitar contato com objetos metálicos como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;
- Evitar estar perto de tratores, máquinas agrícolas, motocicletas, carroças;
- Evitar estar perto de locais como campos abertos, pastos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes, locais elevados.



postado por FAGNER CRUZ


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta postagem? Opine e deixe sua mensagem...
Utilize este espaço de forma respeitosa. Serão descartados os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei.