sábado, 4 de setembro de 2010

Pesquisa Comprova Desperdício de Água no Ceará

Para Pesquisador, Problema da Seca Está na Falta de Manejo da Água


http://diariodonordeste.globo.com/imagem.asp?Imagem=451349



Um estudo realizado pelo geógrafo e professor Lucas da Silva, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus de Quixadá, procurou estimar o potencial para captar água da chuva na "Terra dos Monólitos", a partir da análise da série histórica de chuvas anuais no Município, entre 1965 e 2008. Os resultados desconstroem a tese de que em anos mais secos falta água para o consumo humano em cidades cearenses, principalmente em Quixadá.


Em cinco cenários analisados na pesquisa, o volume pluviométrico anual verificado é suficiente para que uma família com, pelo menos, quatro pessoas armazene água durante 12 meses. Admitindo-se o valor médio de chuva no Município (805 mm), o menor volume potencial de captação foi 24.150 litros (telhados com cobertura de 40 m) e o maior, 60.375 litros, para habitações com superfície de cobertura de 100 m.


Segundo o estudioso, os números mostram que o grande problema de Quixadá não está na falta de chuva, mas no armazenamento inadequado e no uso inapropriado da água. "Cheguei aqui em Quixadá durante uma ´seca horrível´ no fim de 2008. Mas logo no ano seguinte, houve muita chuva e a cidade sofreu na época. Isso é um paradoxo. Constatei que aqui existe um vício hidrológico, a esperança do povo é sempre que a chuva venha depois", constata o pesquisador.


postado por FAGNER CRUZ


FONTE: com informações do DN (Via Barroquinha Notícias)

Um comentário:

  1. Como todos sabem o Ceará é um dos estados brasileiros que está nesta lista de estados que sofrem com a seca, mas parece que o povo de Parazinho não se atentou ainda para esta questão tão séria. Até mesmo quem deveria cuidar ,zelar por este bem tão precioso (me refiro ao povo do SAAE) o esbanja como se ele nunca fosse acabar.
    É que quase que diariamente vejo as caixas d'água derramando a ponto de atingirem centenas de metros de distância. E o pior ninguém faz nada para mudar esta situação.
    Só me resta fazer uma pergunta : Até quando isso vai continuar assim?????????????????

    ResponderExcluir

O que você achou desta postagem? Opine e deixe sua mensagem...
Utilize este espaço de forma respeitosa. Serão descartados os textos recebidos que contenham ataques pessoais, difamação, calúnia, ameaça, discriminação e demais crimes previstos em lei.